Histórico de preços online é um relatório que mostra o preço de determinado produto e sua variação dentro de um espaço de tempo nas lojas online. Geralmente os sites comparadores de preço, que possuem este relatório, mostram aos consumidores o histórico dos últimos trinta dias.

Como o consumidor sabe qual é o melhor momento para comprar? Pesquisando e analisando o histórico de preço do produto que ele deseja adquirir.

Vantagens para o consumidor

– O consumidor pode verificar como os preços se comportaram no último ou nos últimos meses.

– Fica mais fácil decidir se é a melhor hora para comprar ou se deve esperar mais um pouco.

– Se precaver de propagandas enganosas, como a “Black Fraude”;

– Diminuir as compras por impulso e que podem resultar em descontentamento.

Vantagens para o lojista online

Para o e-commerce pode ser ainda mais vantajoso. Monitorando o mercado e acompanhando o histórico de preços dos produtos, o lojista estará atento ao preço praticado pela concorrência, podendo se beneficiar em uma negociação com o fornecedor, por exemplo.  Além disso é possível criar estratégias de preços em datas sazonais como Dia das Mães e Natal, as datas que mais aquecem o mercado online.

Vantagens para o fabricante

Já o fabricante pode acompanhar se sua política de preço está sendo respeitada, por quanto cada loja está vendendo o seu produto e também poderá beneficiar as negociações futuras junto aos lojistas. Também pode identificar estratégias de preços praticadas por marcas concorrentes ao longo de um determinado período.

WebPrice oferece o mais completo histórico de preços da atualidade

Atualizado em tempo real, desde quando o produto começou a ser monitorado nas lojas online, o WebPrice oferece o histórico de preços mais completo da atualidade. Os gráficos de histórico de preço mostram a variação de preços mínimo, médio e máximo.

Além disso, também oferece a função “Totalizador”, que é um gráfico com o histórico que agrega a quantidade de ofertas, produtos, marcas e lojas de determinado item em um período.  São informações em mais de 170.00 produtos, 5.000 marcas e 560 lojas. Porém, esse histórico é exclusivo para lojistas e fabricantes.

Histórico de preços está previsto em lei

A fim de garantir maior transparência em promoções ou liquidações oferecidas por lojistas, a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná decretou e sancionou a lei 18.805/16. Ela “obriga os fornecedores de produto e serviço comercializados por meio da internet a informar ao consumidor o histórico de preços do produto ou serviço veiculado como promoção ou liquidação”.

A Lei estadual entrará em vigor em setembro deste ano. Sempre que houver uma diminuição de 20% ou mais no preço de um produto ou serviço, a título de promoção ou liquidação, o comerciante deverá disponibilizar para o cliente o histórico dos últimos seis meses do preço do mesmo. O objetivo principal é proteger o consumidor de propagandas enganosas, como aumentar o preço do produto um dia antes da promoção.

Já em São Paulo, o PL 986/15, que também obrigaria fornecedores de produto ou serviços a informarem histórico dos preços em promoção, foi vetado pelo governador Geraldo Alckmin em março.

Mas a Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprovou o PL 2849/15, que tem o mesmo objetivo. A intenção da proposta é acrescentar dispositivo ao Código de Defesa do Consumidor, Lei Federal 8.078/90.

Redação do Portal WebPrice.

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