Fim de ano é cheio de datas importantes para o varejo brasileiro e o Natal é uma das mais esperadas pelos lojistas. A expectativa de aumentar as vendas, reter e fidelizar novos clientes é alta, seguindo o fluxo da Black Friday, que fechou novembro com um faturamento de 3,2 bilhões de reais, conforme relatório do Ebit. Neste ano, as vendas de Natal devem chegar a 768 mil milhões de dólares em todo o mundo, representando um aumento de 15% em relação a 2018, de acordo com o levantamento da Salesforce.

Para contribuir com a sua estratégia de vendas natalinas, criamos uma série de dois artigos com dicas para você preparar o seu e-commerce para o Natal e garantir uma atuação de destaque nessa data. 

Confira as dicas para aumentar as vendas no Natal

Planeje-se com antecedência

Todo ano é a mesma história: você está passeando no shopping tranquilamente em um dia qualquer no final de outubro quando, de repente, tem um estalo: já é quase Natal! Os enfeites não negam que a data está chegando e que as lojas já estão preparadas para o boom nas vendas. Com os e-commerces não é diferente. O planejamento é uma etapa vital e precisa ser feito com meses de antecedência, afinal, são vários detalhes a serem pensados para garantir a melhor experiência de compra para os clientes. 

Além disso, o planejamento é uma forma de se destacar da concorrência. Para garantir uma campanha de natal assertiva, é necessário analisar o estoque, programar condições especiais de pagamento, pensar promoções, cortesias e ações com foco em frete grátis. Tudo isso irá contribuir para que o público note a sua marca antes das demais.

Atenção: se a sua loja utiliza os Correios, lembre-se que o prazo de entrega pode ser estendido nesta época do ano.

Personalize seu site

Parte da magia do Natal está na decoração. Se o público que circula pelas lojas e shoppings se encanta com os enfeites, por que não causar esse encantamento também no universo online? Personalizar o seu site com a temática de Natal é essencial para a tornar a experiência do consumidor inesquecível. Pensando nisso, você pode criar uma versão natalina do seu logo e apostar em banners customizados. Outra dica é criar novas categorias como “Presentes de Natal” ou “Dicas de Presentes”, pois irá atrair a atenção do visitante e facilitar a compra.

Dar destaque a produtos que possam ter mais potencial de venda no Natal também faz parte de uma boa estratégia. Invista em kits de produtos e itens que você já mapeou que são comprados para presente. Atenção às embalagens: um presente embalado com cuidado faz toda a diferença. Imagine se você acertar em todas as etapas e pecar na finalização do produto? Saiba que toda o esforço prévio terá sido em vão. 

Por fim, oferecer cartões customizáveis para que o consumidor possa digitar a mensagem que desejar pode ser o seu diferencial! 

Invista em divulgação

De nada adianta planejar com antecedência, organizar o estoque, e personalizar a sua loja online se ninguém sabe que o seu e-commerce está em clima de Natal, não é mesmo? Por isso, a divulgação é fundamental para garantir um bom fluxo de usuários no seu site. Aposte na produção de conteúdos relevantes, como dicas de presentes e dicas de estratégias para comprar dentro do orçamento. Você pode fazer isso por meio das redes sociais, anúncios, blogs e e-mail marketing – nesse último, fique atento a segmentação do seu público! 

No próximo artigo vamos retomar as dicas para explorar de forma assertiva as redes sociais, ideias de como otimizar o seu site para a busca orgânica e a importância de preparar o seu estoque e a logística! 

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