Desde 2003, o setor de e-commerce vem apresentando um crescimento consistente, conforme dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).  Apenas em 2019, o setor apresentou um crescimento significativo de 22,7% e alcançou um faturamento de 75,1 bilhões de reais, de acordo com a segunda edição do relatório Neo Trust. Apesar dos números atrativos, empreendedores de primeira viagem ainda se questionam sobre as vantagens de abrir um e-commerce. Para sanar todas as dúvidas quanto a isso, reunimos cinco benefícios em investir nesse formato. Confira!

Confira 5 vantagens de abrir um e-commerce:

1. O pontapé inicial 

Os desafios de abrir uma loja física são grandes causadores de desistência quando o assunto é lançar um negócio. Pessoas que estão buscando empreender no ramo do varejo se deparam com diversos obstáculos burocráticos e financeiros nessa fase. Por isso, o primeiro e mais evidente benefício em abrir um e-commerce está na facilidade para dar o pontapé inicial. Se você tem o produto, o próximo passo será criar a sua loja virtual, o que é muito simples, exige baixo investimento e pode ser executado em poucas horas.

2. Foco no cliente

O comércio eletrônico proporciona diversos benefícios, inclusive, aos consumidores. Além oferecer preços geralmente mais baixos que as lojas físicas, possibilita que os clientes pesquisem e comparem marcas, valores e características dos produtos, como materiais, tempo de garantia, valor do frete e tempo de entrega, por exemplo. Toda essa praticidade oferecida ao usuário pode ser revertida e novos clientes e, consequentemente, em aumento nas vendas.

Leia também: Foco no cliente: 5 dicas para adotar a cultura no seu e-commerce

3. Funcionamento em tempo integral

Apostar no formato de e-commerce significa ter um negócio que nunca dorme. Na internet, a sua loja virtual funciona em tempo integral, ou seja, você não é refém dos dias da semana, nem do horário comercial. Isso porque a maioria dos processos se realizarão no meio digital e serão automatizados, como a sugestão automática de itens que possam interessar aquele consumidor até a finalização do pagamento. Além disso, diminui-se também os custos com funcionários, pois é possível automatizar o atendimento ao cliente, por meio de chatbots

4. Praticidade para acompanhar resultados

Contar com um sistema de análise de dados é fundamental para o monitoramento dos resultados do seu negócio. Para isso, é preciso definir quais métricas você considera importantes analisar. Faturamento mensal, ticket médio, taxa de conversão e taxa de abandono de carrinho são alguns exemplos. Nem é preciso dizer que medir esses números em um modelo de negócios online é muito mais prático e acessível comparado a um modelo convencional. 

5. Comportamento do consumidor

Em uma loja física, os únicos dados precisos que você tem são sobre os seus clientes, ou seja, aqueles que fecharam a compra. Você dificilmente conseguirá saber o que fez aquele consumidor deixar a sua loja sem levar nada (se foi o atendimento, os produtos etc). 

No meio digital, no entanto, é possível mapear o perfil dos usuários que frequentam o seu site, com base no comportamento deles dentro da plataforma. É possível saber quais são os produtos mais os produtos mais procurados, horários com maior pico de acesso, a informações revelando se a experiência do usuário do seu portal está funcionando. 

Essas são apenas algumas vantagens do e-commerce! Continue acompanhando o nosso blog e fique sempre informado sobre o universo do varejo e do comércio eletrônico. 

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