Na última semana, nós publicamos o primeiro post da série sobre como preparar o seu e-commerce para o Natal. Você pode conferir as dicas aqui. Agora, o segundo artigo irá abordar dicas para explorar de forma assertiva as redes sociais do seu e-commerce, a importância de preparar o seu estoque e a logística e ideias de como otimizar o seu site para a busca orgânica! 

Confira as principais dicas para otimizar seu e-commerce para o Natal:

Explore as redes sociais

Como já mencionamos, o Natal é uma das datas mais aguardadas pelos lojistas pois é uma oportunidade para aumentar as vendas, além de fidelizar novos clientes. E as redes sociais podem ser grandes aliadas nessa estratégia!

Instagram, Facebook, Twitter e LinkedIn são plataformas que, dependendo do tipo de negócio, são essenciais para potencializar a divulgação do seu produto. Essas ferramentas servem não somente como um canal de divulgação, mas como uma forma de aproximar o relacionamento da marca com o cliente. 

Uma das vantagens em utilizar as redes sociais é a possibilidade de criar conteúdo e divulgar seus produtos sem necessidade de um investimento financeiro muito alto. Ao criar uma página ou perfil nas redes que mais interessam ao negócio, você pode optar por criar postagens sem investimento – que irão gerar engajamento orgânico – ou posts pagos, que irão alavancar o alcance das suas publicações.

Prepare o estoque e a logística

É essencial que o produto chegue ao cliente a tempo do Natal. Para que isso aconteça, além de o cliente fazer a compra com antecedência, é seu papel garantir a eficiência no estoque e na logística da entrega do produto para que corra tudo certo. 

Presentear é uma tradição natalina e nada mais inconveniente do que deixar de entregar o presente para um familiar ou um amigo porque ele não chegou a tempo. Essa é uma falha que pode custar caro à imagem do seu e-commerce.

Por isso, prepare-se com antecedência, confira o seu estoque e o prazo de entrega das transportadoras que você utiliza. E, caso a compra do cliente não possa ser entregue até o Natal, deixe isso bem claro no momento da venda!

Otimize o seu site para a busca orgânica

Se você tem um comércio eletrônico, e quer impulsionar as vendas no Natal, é fundamental pensar em SEO. Quando você digita um termo no Google, ele usa diversos mecanismos para encontrar as páginas mais relevantes para sua pesquisa. Para isso, ele faz uma varredura na internet e analisa diferentes pontos para criar o ranqueamento.

As páginas que ocupam os primeiros lugares das respostas concentram a maior parte dos cliques e, consequentemente, das vendas! Então, nada mais interessante do que estar entre as primeiras posições — de preferência no primeiro lugar, certo?

Para isso, existem várias técnicas que devem ser implantadas, tais como:

> utilização de links internos e externos;

> criação de conteúdo relevante;

> páginas responsivas;

> layout agradável;

> baixo tempo de abertura das páginas;

> otimização das imagens;

> criação de URLs amigáveis;

> utilização estratégica das palavras-chave.

Entre essas várias técnicas, vamos destacar o uso das palavras-chave. Esses termos são aqueles que os usuários utilizam no campo de pesquisa para encontrar algo. Vale fazer um levantamento dos principais termos usados pelo seu público-alvo e colocar essas palavras-chave nas páginas da sua loja virtual. Assim, você pode aparecer em destaque nas pesquisas e atrair muitos usuários para e-commerce, impulsionando as vendas no Natal.

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