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Muitas lojas virtuais já não utilizam mais estoques físicos, mas a maioria ainda trabalha dessa forma. Esta prática, apesar de ser comum, acaba muitas vezes causando problemas no gerenciamento e, consequentemente, produtos podem ficar “encalhados”.

Mas sabemos que o estoque é um dos maiores investimentos que um e-commerce pode ter. Por isso, o ideal é manter os produtos da loja sempre em rotatividade, para garantir mais investimentos apenas com o dinheiro das vendas, sem precisar utilizar o capital da empresa.

Para que o seu estoque esteja sempre em rotatividade, não compre produtos desnecessários, mesmo que o fornecedor ofereça descontos. Mas se você já está com produtos parados e não sabe o que fazer, o melhor é seguir as dicas que separamos para você. Em um primeiro momento, elas podem parecer óbvias, mas acredite, muitos empresários não se dão conta do que estão fazendo errado.

Tenha total conhecimento do seu estoque

Em primeiro lugar é preciso ter um relatório do estoque, de preferência, quinzenal. Assim você consegue acompanhar quais produtos têm mais rotatividade e quais os que estão encalhados. Cada vez que o relatório for atualizado, os produtos que estão parados devem passar novamente pelo processo de precificação, conforme análise da concorrência. Desta forma, é possível fazer uma remarcação, e mesmo que o produto fique com um preço abaixo do valor de compra, ainda será vantagem vende-lo. Afinal, se você chegou até aqui na leitura, é porque está querendo se ver livre de mercadorias paradas.

Promoções facilitam as vendas

Uma das formas mais eficientes e de curto prazo para resolver o problema de produtos encalhados no estoque, é criando promoções. Ou seja, transformá-los em atrativos para a sua loja. Ofereça descontos na compra de duas ou mais unidades, ofereça-os como brinde nas compras com tickets mais altos. E além disso, é possível combinar a venda do produto encalhado com outro que tenha maior rotatividade.

Uma outra forma de vender mais facilmente as mercadorias que sobraram é criando um outlet na sua página. Inclua lá apenas os produtos que estão parados no estoque. Coloque o preço atual e o preço original, seja transparente com o seu cliente.

Só não esqueça de verificar se o produto está em boas condições para que sua loja não perca a credibilidade no mercado.

Produtos parados precisam ser divulgados

De nada vai adiantar colocar todo os produtos que estão parados no estoque em promoção, sem que seja feita uma boa divulgação. As mercadorias precisam ser vistas. Anuncie através de e-mails marketing e banners e invista em campanhas atrativas nas redes sociais. É importante nesse momento, criar o desejo de compra no seu cliente pelos produtos que ele não necessita ou que não despertaram o interesse dele inicialmente.

Descrição mais atrativa e verdadeira

Muitas vezes o consumidor perde o interesse em determinada compra ao se deparar com uma descrição “pobre” do produto. Como no comércio online não é possível ver a mercadoria de forma física, tocar, experimentar, cheirar, etc, ela precisa ter uma descrição detalhada e verdadeira.

A foto é outro fator decisivo na hora da compra, o cliente quer ter certeza de que está comprando exatamente o que ele está vendo na imagem. Por isso utilize fotos que mostrem ao máximo o produto e jamais utilize imagens de produtos semelhantes.

E não esqueça, monitorar o seu concorrente permite que você preveja essas possíveis ameaças. Pois os produtos encalhados no estoque podem ser um alerta de que algo está errado, ou na precificação ou na sua estratégia de vendas.

Redação do Portal WebGlobal.

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