Estar atualizado sobre os critérios de compra do público e considerá-los pode causar um grande impacto não apenas nas suas vendas, mas sobre a reputação da sua loja. Seguindo essa lógica, investir na experiência do usuário é uma das estratégias que mais tem dado certo para as lojas online, levando em conta que os consumidores preferem os e-commerces confiáveis do que aqueles que têm como atrativo o preço baixo.

Foi isso o que revelou uma pesquisa do Zoom em parceria com a Consumoteca. Na momento da compra, o cliente online segue dando prioridade para as plataformas em que já teve boas experiências. Em segundo lugar que vem a busca pelo melhor preço, praticamente empatada com as terceira e quarta posições: a preferência pelos grandes varejistas e os comércios que não tenham tido avaliações em sites como o Reclame Aqui.

Avaliação dos usuários: fator cada vez mais determinante

Além disso, com o passar do tempo a opinião de outros consumidores e avaliações no próprio site da loja também tem ganhado destaque nesse processo de escolha. Em 2014, por exemplo, apenas 21% consideravam isso, já em 2017 esse número chegou a 29%, o que representa um aumento de quase 40% no índice. Após esse critério vem a confiança na entrega.

Critérios do consumidor na hora da compra pela internet

user-experience

preco-baixo

grandes-lojas

reclamações

avaliação

entrega

O estudo, que teve sua quarta edição, consultou quatro mil respondentes, que apontaram até três critérios que levavam em consideração nas suas compras online.

Qual é a experiência que você tem proporcionado para o seu cliente?

Redação do Portal WebGlobal

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