Uma pesquisa realizada pela plataforma de e-commerce Loja Integrada mapeou o perfil dos micro e pequenos empreendedores digitais que abriram lojas no Brasil nos últimos anos. Foram entrevistados 1056 lojistas virtuais.
A maioria dos entrevistados é jovem, têm entre 20 e 29 anos, são homens, casados e sem filhos. Para buscar informação e conhecimento, 40% preferem cursos livres, 37,7% optam por realizar cursos no Sebrae e 32% participam de workshops e palestras sobre e-commerce. O investimento inicial de mais 62% dos empreendedores ouvidos foi de R$ 1 mil e eles já estão atuando há, no mínimo, um ano no comercio virtual.
Sua empresa lucrando mais: conheça o WebPrice e esteja à frente da concorrência.
Facebook é a rede social mais usada para divulgar
O sonho de ter o próprio negócio foi a motivação da maioria. Como o e-commerce não exige grandes investimentos inicialmente e os riscos são baixos, 35% encontraram nesse modelo de negócio uma forma de complementar sua renda. Mais da metade dos entrevistados pertencem às classes C e D.
Para quase todos os entrevistados, as redes sociais são ferramentas de trabalho. Para divulgar seus produtos 83% utiliza Facebook, estratégia que garante maior retorno em vendas e 53% usa o WhatsApp.
O levantamento chegou à conclusão de que 68% dos empreendedores estão mais felizes depois que entraram para o e-commerce e 44% sentem maior liberdade ao ter o seu próprio negócio.