Uma das datas comemorativas mais esperadas pelos lojistas chega com ares de oportunidade neste ano. Em meio a um cenário atípico, as compras para a Páscoa terão uma dinâmica diferente, já que a pandemia do coronavírus restringiu a interação social e impôs o isolamento como forma de contenção da doença. Com shoppings e lojas físicas fechadas, os consumidores estão buscando alternativas para manter a tradição da data sem colocar em risco a própria saúde. O e-commerce, nesse contexto, aparece como preferência do público brasileiro.
Dados do Google Trends apontaram, inclusive, um aumento repentino nas buscas por termos relacionados a ovos de páscoa. As expressões “Ovo de páscoa Kopenhagen” e “Ovo de páscoa Cacau Show” tiveram um crescimento de 800% e 500%, respectivamente, na última semana (dados coletados dia 03/04).
O boom nas lojas virtuais que comercializam chocolates é inevitável e os lojistas que estiverem antenados poderão tirar uma boa vantagem disso. Agora, não pense que a oportunidade está restrita apenas a esse setor. Atualmente, há uma importante fatia da população que opta por comprar presentes que fogem totalmente ao universo alimentício, sem contar que há pessoas intolerantes e alérgicas ao produto.
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Portanto, expandir as ideias, lançar um olhar estratégico sobre o negócio, e tentar tornar seus produtos presentes atrativos é a grande sacada para garantir as vendas no seu e-commerce e aumentar a margem de lucro nesse período. Pensando nisso, reunimos algumas dicas para ajudar você a completar essa missão. Confira!
Dicas para vender mais na Páscoa:
1. Comunicação
Anunciar o seu produto de forma criativa e eficaz é primordial em qualquer situação, especialmente cenários como esse em que estamos vivendo. O seu nicho até pode parecer estar desconectado à primeira vista, mas com boas ações de marketing e campanhas específicas para cada público e persona, a chance de inserir seus produtos na lista de desejados nessa Páscoa é alta. Não economize na criatividade e no planejamento!
2. Frete grátis e Promoções
Ter em mente que todos os holofotes estão virados para os ovos de chocolate é essencial. Assim, é possível ver com mais clareza quais ações precisam de mais investimento ou mais urgência. Criar campanhas de frete grátis específicas para algumas regiões ou limitado a um valor mínimo gasto no site é uma alternativa que traz vantagens para ambos (loja e cliente). Anunciar promoções exclusivas para clientes e com prazo determinado também pode chamar a atenção de alguns consumidores.
3. Produção de Conteúdo
Produzir conteúdo de qualidade e alinhado ao posicionamento da sua marca é uma estratégia cada vez mais relevante. Isso porque atua diretamente no reforço da lembrança da sua marca. Mas o que isso quer dizer? Ao criar conteúdo sobre sobre o seu universo, a sua autoridade no assunto e seu local de fala se expandem, tornando sua marca mais conhecida e, principalmente, associando o seu nome ao seu nicho de forma natural e espontânea.
Em datas comemorativas, esse planejamento é muito útil, pois, mesmo que você não venda o produto da vez, você pode marcar a sua presença criando conteúdo específico para o seu público – o que fará com ele lembre de você e, consequentemente, pode influenciar o seu comportamento de consumo. O marketing de conteúdo é, no entanto, um trabalho de médio a longo prazo. Por isso, é importante estar disposto a colher seus frutos alguns meses após colocá-lo em prática.
4. Customização
A personalização é tendência há alguns anos e não há nada que chame mais atenção do consumidor do que saber que é algo exclusivo (para ele, para uma data, para uma região etc). Por isso, vale investir em formas de customizar o seu produto. Aqui, você pode lançar produtos com edição limitada para a páscoa, criar embalagens personalizadas para a data e, até mesmo, criar combos de com valor especial. Qualquer uma dessas estratégias irá diferenciar a sua marca e agregar valor ao seu produto.
E aí, o que você achou das dicas? Conta para a gente nos comentários! Boas vendas para você!