Entender o que está acontecendo no mercado de determinado segmento é uma estratégia que não deve ser de interesse apenas das lojas para garantir as vendas, mas também da marca que desenvolve o produto. Hoje vamos falar para o fabricante e questionar: a sua marca está por dentro dos locais de venda de atuação e sabe também onde ainda não está presente?

Ter consciência sobre o varejo que contribui com a sua marca é tão necessário que é uma estratégia comum no mercado de vendas, mas descobrir também os pontos que ainda não oferecem seu produto ao público pode ser um diferencial para o crescimento da marca. “Comercialmente falando, é mais importante entender onde a minha equipe de vendas não está atuando. Assim é possível atacar diretamente nesses pontos de venda”, explica Marcelo Magalhães, gerente de produtos da WebGlobal.

Um modo muito eficiente para acelerar esse processo são as plataformas de monitoramento, que geram relatórios com dados sobre a concorrência. Você pode entrar no relatório disponibilizado e ver que na loja X, por exemplo, seu concorrente está lá com um determinado número de produtos e sua marca não. A partir disso, a estratégia entra em ação: contatar a loja ainda não alcançada para começar a vender o seu produto. Ferramentas como o WebPrice fazem esse serviço, mapeando de forma rápida onde sua marca está ou não atuando e auxiliando a identificar possibilidades de venda. A percepção das informações encontradas pela ferramenta é essencial para as futuras decisões da marca.

Além disso, é possível verificar também o nível de efetividade das lojas para pensar se é interessante ou não comercializar através dela, evitando que sua marca se envolva com um estabelecimento que talvez não produza ganhos.

Vantagens para quem já vende minha marca

No caso das lojas que já vendem o seu produto, uma das grandes responsabilidades da sua marca que é facilitada com o monitoramento é em relação à política de preço. É imprescindível que você fique atento se as lojas estão respeitando isso, caso contrário, você pode perder lucro e sua marca pode ficar desvalorizada ao não ter essa visão.

Monitorar através do WebPrice também traz outras vantagens, inclusive na hora de definir qual o principal produto que sua marca apostará. Dentro do relatório na parte de Design, por exemplo, é possível ver no segmento de ventilador que a maioria da concorrência está trabalhando com modelo branco. O que fazer? Seguir a estratégia das grandes marcas e apostar também no branco ou de repente focar em outra cor? E o número de pás?

Com o benefício de conferir essas características específicas através da ferramenta torna-se mais fácil escolher o produto certo a circular no mercado, possibilitando também que você esteja atento a inovações no produto da marca concorrente e a partir disso alertar o seu setor de desenvolvimento para “atualizar” o produto que você trabalha.

Falando em Design, a parte visual do produto também é importante e facilitada no monitoramento: sua marca pode identificar se as imagens utilizadas pelas lojas na comercialização estão de acordo com as fotos “oficiais” da sua empresa, já que pode acontecer da loja usar uma imagem muito antiga, por exemplo, ou até mesmo errada. Desse modo, se verificar um caso como esse através da ferramenta, há a possibilidade de resolver isso diretamente com a loja.

Entendeu a importância/necessidade de estar por dentro do mercado?

Ter uma visão macro através do monitoramento possibilita sua marca estar por dentro de tudo que está entrando no mercado, os produtos substitutos, os lançamentos, o que está sendo planejado e também já comercializado nas lojas pela concorrência. “Quem não conhece a concorrência não consegue crescer, vai ser uma visão míope”, como diz o gerente de produto Marcelo.

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Redação do Portal WebGlobal

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