crescimento-marketplace-2017

O número de lojas que passaram a comercializar seus produtos nos marketplaces brasileiros avançou no 1º trimestre deste ano, registrando crescimento de 15,3%. Os dados divulgados pela pesquisa Panorama dos Marketplaces no Brasil, desenvolvido pela Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) e parceiros.

Apesar do aumento de varejistas nesse modelo de negócios, vale observar que, se compararmos com o trimestre anterior, esse número foi menor – entre setembro e dezembro de 2016, a quantidade total de sellers havia crescido 24,4%.“A desaceleração no crescimento é principalmente explicada pelo alto empenho do setor com os preparativos para as vendas de fim de ano, quando se aproximam a Black Friday e o Natal”, avalia Ricardo Ramos, CEO participante da pesquisa.

Mesmo assim, as vendas por meio dos marketplaces têm sido avaliadas com bons olhos, considerando que uma das vantagens desse modelo é a oportunidade de divulgar seus produtos com redução no investimento em mídia, como explicamos nesse post sobre as diferenças entre e-commerce e marketplace. A partir disso, o valor cobrado por cada venda varia entre 10% e 16%, sendo o único pagamento obrigatório.

Números atualizados sobre o Marketplace

Para se ter uma melhor noção sobre o status do Marketplace no cenário virtual, vamos a mais alguns números: a quantidade total de lojistas vendendo seus produtos nos marketplaces analisados apresentou leve retração em março quando comparada a dezembro, apresentando variação negativa de 0,3%. Nesse trimestre, 1.149 varejistas desistiram de ofertar seus produtos nestes canais.

Departamento com maior crescimento no Marketplace

alimentos-e-bebidas-departamentoAlém disso, atingindo 41% de crescimento no número de ofertas publicadas, o departamento Alimentos e Bebidas apresentou a maior evolução do período, seguido de Papelaria, com 17,1%; Ar e Ventilação, com 14%; Cama, Mesa e Banho, com 12,1%; e Utilidades Domésticas, com 10,5%.

O estudo também destaca oportunidades para quem busca apostar em um nicho de produtos com menor nível de concorrência: Pet Shop, Cama Mesa e Banho e Alimentos e Bebidas estão abaixo de 60% da média de concorrência.

Para maiores informações sobre a concorrência nos marketplaces, teste grátis o WebPrice Marketplace.

Redação do Portal WebGlobal

Deixe um comentário

Fale conosco

+55 51 3276-6485

+55 11 97670-5858

Envie um e-mail

Av. Dr. Nilo Peçanha, nº 1851, Conjunto 301 - Bairro Três Figueiras Porto Alegre, RS - Cep 91330-000

Veja no mapa

AxiomThemes © 2021. All rights reserved.