Imagine que você está navegando em uma loja virtual, se interessou por um produto e, ao colocá-lo no carrinho, recebe a mensagem “produto indisponível”. Agora, já aborrecido(a), você escolhe outro produto, adiciona ao carrinho e, ao calcular o frete, percebe que levará mais de 20 dias para receber o item. O que você faria nessa situação? Continuaria comprando neste site? Possivelmente, não. Pelo menos é o que a maioria dos consumidores costuma fazer, segundo pesquisa mais recente do E-Commerce Radar. O levantamento apontou uma média de 82% de carrinhos abandonados em 2017, sendo que fatores como prazo de entrega muito extenso e valor do frete muito alto lideram os motivos de abandono. 

Então, se esse tipo de situação ainda acontece na sua loja, está mais do que na hora de você investir na logística no e-commerce. Abaixo, listamos três dicas que certamente irão te ajudar a otimizar essa etapa tão importante da jornada de compra do seu usuário.

1) Planeje suas vendas

A logística no e-commerce é a parte física de uma loja virtual. Ela precisa ser muito bem planejada e estruturada, pois se um produto encomendado não chegar, a dedicação empenhada em todas as outras etapas, como desenvolvimento do site e ações marketing, terão sido em vão. Por isso, analise as demandas da sua loja e faça estimativas baseadas nos últimos resultados e tendências do mercado. Assim, você poderá programar a reposição de produtos de acordo com a previsão de vendas, garantindo que seus produtos estejam sempre disponíveis. 

Leia também: E-commerce em 2020: confira as principais tendências

2) Controle o estoque

Sabe aquelas informações que você precisa ter sempre na ponta da língua? Então, a situação atual do seu estoque é uma delas. Isso porque, mesmo que você faça previsões de venda, existe a possibilidade de as vendas aumentarem consideravelmente de uma hora para a outra. Nesse caso, a saída investir em ferramentas capazes de controlar as entradas e saídas de produtos, para que você consiga montar um estoque equilibrado – evitando tanto a falta de produtos como o acúmulo – e melhorando a logística no e-commerce.

3) Empacotamento

Todo mundo sabe que não se deve julgar o livro pela capa, mas se o ditado existe é porque invariavelmente as pessoas acabam criando uma opinião a partir da primeira impressão. Por isso, para garantir que a logística no e-commerce se destaque, aposte em embalagens bonitas, que demonstrem o seu cuidado com o produto, sem esquecer de garantir a qualidade, segurança e resistência do material. Lembre-se: o produto precisa chegar intacto ao destino, ou seja, cada item demandará uma embalagem específica. Se você levar esse ponto em consideração, conseguirá minimizar as chances de avarias no transporte, além de reduzir gastos com trocas e devoluções. 

Essas são apenas algumas dicas para você começar a se destacar da concorrência. Acompanhe o nosso blog e mantenha o seu e-commerce sempre por dentro das tendências!

logística no e-commerce

Deixe um comentário

Fale conosco

+55 51 3276-6485

+55 11 97670-5858

Envie um e-mail

Av. Dr. Nilo Peçanha, nº 1851, Conjunto 301 - Bairro Três Figueiras Porto Alegre, RS - Cep 91330-000

Veja no mapa

AxiomThemes © 2021. All rights reserved.