A grande competitividade do mercado em conjunto com a crise econômica do país tem tornado ainda mais desafiante a empreitada de quem busca crescimento para o seu negócio. No entanto, boas estratégias e um planejamento eficiente podem ser o caminho para aumentar seus números de conversão e também facilitar a rotina de trabalho, gerando economia e maior estabilidade ao e-commerce.

Diante disso, confira seis dicas aplicáveis ao seu negócio e projetadas para impulsionar as vendas online.

1 – Pense no Google

Uma das peças mais importantes para um e-commerce de sucesso é ter um site relevante e bem posicionado no Google, possibilitando que a loja online seja encontrada por quem procura o seu produto, já que o Google é o site de buscas mais acessado no mundo todo. Sendo assim, o endereço eletrônico e as palavras-chave do seu negócio são pontos decisivos para aparecer no topo das buscas.

2 – Conheça seu público

É imprescindível definir e conhecer bem o seu cliente, pois as campanhas de massa já não tem o mesmo efeito de antigamente. Por isso, é preciso segmentar e personalizar a publicidade para atingir o consumidor digital. Comece a analisar o perfil do público que quer alcançar e direcione as suas divulgações para os canais que os seus clientes costumam participar. Fazer pesquisas pode ajudar muito no momento de definir a estratégia de divulgação do seu produto. Além disso, colocar em prática pequenos testes de marketing também é bem-vindo.

3 – Atualize as redes sociais

Se seu e-commerce ainda não possui conta nas redes sociais, a hora de colocar isso em prática é agora. Uma divulgação bem feita do seu produto não apenas no Facebook e Twitter, mas também em outros canais como o Instagram e Snapchat pode ser o caminho não apenas para a venda, mas para a comunicação e interação com o público. Se exploradas de forma estratégica, oferecendo também conteúdos relevantes para os seus seguidores, essas redes têm grande potencial para gerar engajamento e fidelizar o consumidor.

4 – Disponibilize cupons de desconto

Considere o grande poder que os cupons de desconto podem ter dentro do seu negócio. Segundo uma pesquisa realizada pela agência Loudhouse Consultancy, os cupons motivam 22% dos usuários a efetivarem suas compras via smartphone. Dados como esse revelam que criar códigos de desconto é uma ótima sacada, pois é uma solução com custo praticamente zero para as empresas, uma vez que os sites de cupons de desconto atuam com resultados de performance.

5 – Aposte no mobile ou aplicativo

Falando ainda em estatísticas, mais de 37% dos acessos a páginas de e-commerce são feitos através de dispositivos móveis atualmente. Por causa disso, é importante ter um site ou aplicativo que se adapte a todas as plataformas, poupando que o usuário tenha que navegar na versão para PC pelo celular. Assim é possível aumentar o engajamento e, consequentemente, os resultados nas vendas por tablets e smartphones.

6 – Invista no monitoramento de mercado

Considerar todas as dicas acima e esquecer do monitoramento do mercado é algo que pode atrasar o avanço do seu e-commerce. Pode ser que não adiante você colocar em prática aquela grande ideia e depois ignorar a atuação da concorrência. Com uma ferramenta de monitoramento, você pode ter uma visão geral do mercado online e a partir disso exercer suas estratégias.

O WebPrice é um grande exemplo disso, pois com ele sua empresa não precisa ter uma equipe específica para buscar as informações sobre seus concorrentes. Ou seja, essa ferramenta ajuda a reduzir gastos operacionais e garante mais agilidade, pois você só precisa analisar e executar as ações que condizem com a sua estratégia, otimizando o seu desempenho. Além disso, um sistema como o WebPrice é útil na negociação com seus fornecedores. Ao ter acesso aos preços e o comportamento praticados pelos outros e-commerces, será mais fácil em argumentar na hora da compra de produtos.

Outra vantagem é que seu setor de marketing, consequentemente, também poderá analisar e escolher melhor os produtos para as campanhas, com maior agilidade e confiança na produção de e-mail marketing e outras estratégias de venda. Aposte nisso e bons negócios!

Redação do Portal WebGlobal

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