*Atualizado em 06/03/2017

compra e-commerce

Carrinhos abandonados ainda são um dos principais problemas que as lojas virtuais enfrentam todos os dias. E você sabia que prevenir que isso ocorra pode garantir muito mais vendas do que campanhas de marketing? Verdade, uma pesquisa feita no Reino Unido constatou que sete em cada dez consumidores desistem da compra por problemas encontrados no momento de realizar o checkout.

E como o desejo de todo e-commerce é ter o seu cliente sempre satisfeito e que ele retorne, resolvemos trazer algumas dicas que irão lhe ajudar a otimizar o checkout da sua loja e aumentar as suas vendas.

Mostre-se confiável

confianca-ecommerceO consumidor precisa acreditar do início ao fim que sua loja é confiável. Use selos de segurança e os deixe bem à vista em todas as páginas da compra, especialmente na do checkout, onde ele deverá inserir seus dados.

Além disso, fornecer um endereço físico e canais de atendimento conta muito para que o cliente tenha confiança no site. A política de troca ou devolução também é importante, deixe bem visível.

O checkout deve ser simples

Muitos dos abandonos de carrinho ocorrem por conta de cadastros obrigatórios e checkout complicados. Os formulários devem ser curtos, sem pedir informações desnecessárias e, de preferência, os campos devem ser preenchidos automaticamente.

Se for possível adote um social login em seu funil. Com essa ferramenta, o cliente poderá usar o mesmo login de uma rede social para se cadastrar, em vez de ter que preencher todo um formulário.

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Isole a página do checkout

Para evitar que o consumidor se distraia isole o checkout, remova cabeçalhos e links, se possível tire os botões de navegação que incentivam o cliente a voltar a navegar nos produtos. O mais importante nesse momento é focar nessa compra.

Mostre todas as etapas da compra

etapas-de-compra

A linearidade é um dos pontos mais importantes para evitar que o cliente desista da compra. Ele precisa visualizar todos os passos para sentir que o processo vai ser rápido e que ele não vai perder muito tempo ali.

Mencione o frete desde o início

freteO frete é um fator que faz com que muitos consumidores desistam da compra na hora do checkout. Por isso, é importante que o valor do frete e o prazo para entrega estejam explícitos desde a primeira página.

Ofereça mais opções de formas de pagamento

Diminua as chances de abandono de carrinho por oferecer poucas formas de pagamento. A maioria dos consumidores preferem comprar com cartão de crédito, mas ter mais opções de formas de pagamento é um diferencial.

formas-de-pagamentosOutra dica é evitar sistemas de pagamento fora da sua loja virtual, opte por sistemas que mantenham o consumidor na sua página. Isso diminui as chances de ele desistir da compra.

Tenha uma página de finalização

Tenha uma página de finalização e agradecimento que informa o número do pedido e como o cliente poderá acompanhar o status da compra. Isso faz com que a sua página ganhe a confiança daquele cliente, que com certeza irá retornar!

Texto exclusivo do setor de jornalismo da WebGlobal.

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