Imagine que a sua empresa está passando por um momento decisivo e que você precisa tomar decisões que podem levá-la a dois caminhos distintos: ao sucesso ou ao declínio. Você confiaria no seu feeling para fazer essa escolha? Se a sua resposta for não, talvez você tenha consciência de que é necessário muito mais do que intuição aguçada e bons palpites para garantir a prosperidade do seu negócio. 

Organizações exponenciais, negócios escaláveis, empresas de valor: essas expressões definem empresas que estão ganhando um espaço significativo no mercado. Mas o que elas têm em comum? Todas entendem a importância do levantamento, da análise e da interpretação de dados tanto da companhia em si como do mercado em que ela está inserida. Ou seja, sabem a relevância da inteligência de mercado para obter bons resultados e traçar estratégias mais precisas. 

Aliás, perguntas como “como tornar minha marca relevante?”, “como precificar de maneira assertiva?”, “vale a pena vender na internet?” são facilmente respondidas por meio do Data Driven Business (DDB), ou negócio guiado pelo dado. Esse é o modelo mais assertivo para responder qualquer pergunta, pois minimiza as chances de erro e torna mais estratégica a tomada de decisão. 

Futuro Data-Driven

Um estudo do Google mostrou que as empresas que mais cresceram nos últimos anos têm o mindset data-driven. Um exemplo conhecido é o Spotify. Em 2016, a plataforma de streaming entendeu que, a partir do universo dos dados, poderia transformar a forma como as pessoas se relacionam com a música, identificando padrões de dados ao longo do tempo. Hoje, o aplicativo reúne informações de todos os usuários, fornecendo um serviço personalizado para cada um. 

Outro case de sucesso é o Alibaba.com. A empresa chinesa conta com três plataformas de e-commerce, opção de pagamento mobile, empresa de vídeos e site de notícias próprios. Em 2017, eles se consolidaram como a 12ª empresa em capitalização de mercado por conta do valor dos dados. Hoje, a empresa utiliza os algoritmos de recomendação de produtos para extrair valor de toda informação coletada por eles, e também aplicam essa inteligência na personalização de anúncios para os parceiros do seu marketplace, incrementando ainda mais o volume de vendas da companhia.

Se você ainda não está convencido de que a inteligência de mercado pode sim transformar o seu negócio, um estudo realizado pela Google em parceria com o BCG mostrou o contrário. A pesquisa incluiu oito indústrias de diversos países europeus e comprovou os resultados que uma empresa pode obter quando utiliza os dados para guiar a suas ações: companhias mais maduras na transformação data-driven estão vendo até 30% maior eficiência e 20% de aumento em receita.

Leia também: Análise de Dados: como o mercado está reagindo a esta transformação?

Estratégia inteligente

Agora que você já sabe a importância da análise de dados, vamos para o próximo passo. Afinal, de nada adianta coletar informação e não saber como interpretá-la, não é mesmo? 

Digamos que apenas você e um concorrente seu investem em monitoramento e inteligência de mercado. Você saberia dizer qual fator poderá diferenciar a sua empresa da concorrência? Pois, é nesse ponto que o valor humano ganha força: as suas ações frente aos dados e a sua estratégia a partir da informação de mercado que você obteve é que irão dar destaque a sua empresa ou não.

Inteligência de mercado

No gráfico acima você percebe a evolução do conhecimento, que inicia com o dado até chegar no ponto-chave: a sabedoria. Esse caminho de transformação exige muita análise e interpretação, mas é esse envolvimento que irá tornar a sua estratégia mais eficiente e assertiva, agregando valor ao seu negócio. 

A trajetória em direção ao modelo data-driven é necessária, não há dúvidas. Mas, não se desespere. Sabemos que transformações profundas exigem tempo, energia e investimento financeiro, por isso, você pode começar aos poucos, fazendo o que está ao alcance da realidade da sua empresa.

Saiba, no entanto, que investir e não receber um retorno financeiro rápido não deve ser entendido como um erro — quase todas as empresas estão passando por isso. É importante estar ciente que o sucesso, a curto prazo, vem em formato de insights, o que pode trazer transformações significativas para o seu negócio.

E aí, você está dando o devido valor para os dados que a sua empresa está gerando?

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