O e-commerce vem percorrendo uma longa trajetória de crescimento, com projeções apontando para uma movimentação de US$ 327 milhões em 2016. Mas diferente da época de sua popularização, nas décadas de 1990 e 2000, os clientes de agora têm uma domínio maior da tecnologia, tornando a experiência de navegação em uma loja online muito mais importante na hora da compra.

Isso é um fator determinante para dar bons resultados ao negócio. Diferente da loja física, onde essa experiência é o resultado de processos bastante visíveis ao consumidor através do atendimento, da apresentação e disposição dos produtos e demais elementos visuais; nas lojas online a experiência do cliente é definida por aspectos bastante sutis que qualificam ou não a navegação. Vejamos quais são esses pontos que merecem maior atenção para o bom funcionamento do site, bem como a facilidade de navegação:

Tempo

Embora as vendas em plataformas online tenham aumentado nos últimos anos, os usuários passam cada vez menos tempo visitando lojas na internet. Atualmente, esse tempo é, em média, dois minutos e 45 segundos, e os usuários levam cerca de 30 a 45 segundos para decidir se permanecem ou não na loja. Analisando esses dados, a loja tem que garantir que nesse curto espaço de tempo o cliente seja cativado.

O desempenho de um site é diretamente relacionado ao seu tempo de carga, e embora o tempo considerado aceitável pela maioria dos usuários seja de apenas três segundos, o tempo médio de carga dos 2 mil principais sites da Web é de dez segundos. Por isso, tornar o carregamento da página o mais rápido possível é um dos principais facilitadores para agradar quem está navegando.

Tecnologia

A rápida evolução tecnológica, com o desenvolvimento de plataformas e dispositivos como smartphones e tablets, por exemplo, impõe uma necessidade de adaptação aos comerciantes. Com o uso cada vez maior por consumidores eletrônicos, os dispositivos móveis representam uma área de ênfase para os varejistas online. Isso cria novas oportunidades de interação com os clientes.

Portanto, ficar atento ao desempenho da navegação em dispositivos móveis pode garantir ganhos à loja. A criação de páginas específicas é um grande diferencial, com resultados diretos na experiência dos usuários.

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Concorrência

Os lucros crescentes dentro do comércio eletrônico tendem a gerar um aumento na quantidade de concorrentes no mercado. Nessa hora, as lojas precisam se diferenciar em múltiplos aspectos, não só em preços e produtos. Existem pesquisas que indicam que mais de 80% dos clientes estão dispostos a pagar mais em uma compra em troca de uma boa experiência.

O uso de imagens e vídeos com compressão adequada, testes adequados com scripts de terceiros (para interação com redes sociais, análise, publicidade, localização e chat), a boa integração com gateways de pagamento e a adequada integração com outros serviços são fundamentais para garantir o bom desempenho e, consequentemente, uma boa experiência. Considerar esses itens pode levar a loja a garantir grande vantagem sobre a concorrência.

Fique atento

Em 2010, uma pesquisa revelou que foram perdidos 44 bilhões de dólares devido a problemas de transações em sites de compra. Isso alerta para os pontos importantes que citamos acima, mas lembre-se também que links quebrados devem ser evitados a todo o custo, os textos devem ser o mais claro possível, e o site deve ser muito bem organizado.

Além disso, o fluxo de informações deve ser impecável, evitando que sejam perdidas oportunidades de negócio. Itens como esses merecem uma boa observação e fazem toda a diferença no momento do check-out.

Texto exclusivo do setor de jornalismo da WebGlobal.

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