Estamos na era da customização. Os consumidores cada vez mais buscam por um atendimento empático e produtos autênticos, e dispensam tudo o que não se enquadra nesse conceito. Seguindo essa lógica, a utilização de chatbots para e-commerce facilmente seria descartada. Porém, além da personalização, os usuários também valorizam agilidade e soluções efetivas. Mais do que isso: apreciam uma boa combinação disso tudo.
Esta é uma explicação plausível para o crescimento expressivo do uso de chatbots no e-commerce no mundo, nos mais variados segmentos, é o que aponta uma pesquisa divulgada pela consultoria Point Source. O levantamento indicou que cerca de 54% dos consumidores virtuais fizeram algum tipo de interação com assistentes conversacionais em algum momento da jornada de compra, em 2017.
Esses dados reforçam as facilidades proporcionadas pela automação do atendimento e suporte ao cliente. Hoje, uma loja virtual pode contar contar com chatbots na solução de dúvidas, indicação de produtos, divulgação de promoções e rastreamento de pedidos. Porém, muitos lojistas ainda se perguntam se vale a pena apostar nesse formato para e-commerce.
Pensando nisso, reunimos algumas vantagens do uso dessa tecnologia para ajudar você a decidir.
Confira 4 benefícios de apostar no chatbots para e-commerce:
1) Redução do abandono de carrinho
Esse é um dos maiores desafios de um e-commerce hoje em dia. Dessa forma, um assistente virtual pode ser muito útil, pois acompanha toda a jornada de compra do cliente, identificando comportamentos e padrões. Assim, o bot consegue intervir nos momentos em que as taxas de abandono são mais altas.
2) Atendimento em tempo real
Disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, o chatbot garante que o usuário que estiver navegando no seu site não fique sem resposta. Essa é uma das grandes vantagens de apostar em um atendimento automatizado. Isso porque não responder o contato do usuário pode ser um motivo para que ele abandone o seu site sem concluir a compra. Além disso, atualmente, já é possível personalizar o atendimento do bot de forma que o contato seja ainda mais próximo e humanizado.
Leia também: Logística no e-commerce: 3 dicas para você se destacar da concorrência
3) Incentivo de recompra
Programar o seu bot para reconhecer usuários recorrentes é uma ótima opção para incentivar a recompra. Esse tipo de estratégia tem maior adesão em aplicativos de supermercado, por exemplo, onde o assistente oferece ao cliente os produtos comprados anteriormente – para que ele possa repetir a compra. Além disso, é possível também sugerir produtos para complementar a compra anterior.
4) Experiência do usuário
A jornada de compra do cliente dentro de uma loja virtual é longa e envolve vários blocos de informação, como a descrição do produto, dados técnicos e informações sobre pagamento e entrega. Mesmo que todos esses pontos estejam contemplados no seu site, as chances do usuário não encontrá-los ou desistir de procurá-los são altas.
Nessas situações, o chatbot passa uma sensação de segurança para o cliente, pois está ali para auxiliá-lo durante todo esse processo, tornando essa experiência mais tranquila e satisfatória. Além disso, uma pesquisa realizada pela Zenvia, plataforma conversacional, aponta que 87% dos usuários classificam a experiência com chatbots entre boa e ótima.