*Atualizado em 12/04/2017

swot

* Por João Guilherme Pimentel

Simples de executar, mas muitas vezes esquecida pelos gestores, a análise SWOT é uma importante aliada para o planejamento estratégico do e-commerce. Trata-se de uma técnica que analisa aspectos internos e externos e verifica a posição estratégica da empresa em um determinado ambiente, nesta abordagem, a internet. Devido à sua simplicidade, a matriz SWOT pode ser utilizada desde grandes até startups, independente do segmento de atuação. Além disso, esta técnica permite planejar a previsão de vendas contextualizadas com as condições atuais do mercado, considerando a influência da concorrência.

SWOT: Significado e origem

A sigla é um acrônimo das palavras Strengths (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças). Alguns pesquisadores dizem que a técnica foi criada por dois professores da Universidade americana de Harvard. No entanto, outros estudiosos apontam que a matriz SWOT já era citada em registros literários há mais de dois mil anos atrás. A ideia é mencionada na epígrafe de um conselho de Sun Tzu (500 a.C): “Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”. No Brasil, também é conhecida como análise FOFA.

Aplicações da SWOT 

Para execução deste modelo é preciso dividir o cenário empresarial em duas partes: ambiente interno e ambiente externo. Nesses ambientes o gestor identifica uma série de itens, que variam conforme o campo de atuação e as peculiaridades de cada empresa. No ambiente interno o gestor deve citar as forças e as fraquezas da empresa em comparação à concorrência.

swotExemplos de “forças”:
• Diferencial tecnológico
• Conhecimento do setor
• Preços competitivos
• Visibilidade da marca

Exemplos de “fraquezas”:
• Limitação de recursos
• Pessoal não qualificado
• Equipe reduzida
• Falta de política de preços

No ambiente externo é necessário considerar fatores que atingem a empresa de fora para dentro, dividindo entre oportunidades e ameaças.

Exemplos de “oportunidades”:
• Mercados de atuação
• Promoções
• Qualificação de pessoal
• Ações inovadoras

Exemplos de “ameaças”:
• Concorrência
• Novas tecnologias
• Alterações de consumo
• Custo logístico

Análise com ferramentas de monitoramento

As ferramentas de monitoramento de mercado servem como suporte para a identificação de alguns fatores da análise de SWOT. Isto é, os softwares de Price Intelligence garantem a coleta de dados de preços e servem para que a modelagem de cenários empresariais possa ser facilmente realizada, tornando a análise de mercado sofisticada e rica em informações. A maioria dos fatores apresentados na matriz SWOT, aplicados às lojas online, registram grandes variações decorrentes das rápidas mudanças do segmento, que é muito dinâmico. Por isso, a técnica SWOT não é um procedimento único, mas deve ser reaplicado em determinados períodos, sempre com dados atualizados.

Agora que você entende mais sobre esse conteúdo, repense suas estratégias.

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Redação do Portal WebGlobal.

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