Curva ABC

*Atualizado em 22/08/2016

* Por João Guilherme Pimentel

Método usado para a classificação de itens e informações, a Curva ABC é uma estratégia usada pelos administradores para o gerenciamento de estoques a fim de buscar a redução de custos. Este meio também pode ser usado na definição de política de vendas.

Este nome se deve à classificação destinada aos produtos:
Classe A – Produtos de maior venda e menor quantidade = 20%
Classe B – Produtos de valor mediano e menor quantidade = 30%
Classe C – Produtos com valores mais baixos e maior quantidade = 50%

Além de auxiliar na classificação dos itens em estoque levando-se em consideração sua importância relativa, a Curva ABC ajuda a identificar diversas partes importantes de uma empresa, como por exemplo, quais são os fornecedores mais importantes, os principais clientes, os problemas empresariais, entre outros.

Dentro do e-commerce
Analisando o mecanismo utilizado por diversas empresas, a Curva ABC se enquadra nos métodos aplicados por várias lojas que possuem vendas pela internet que buscam maior margem de lucratividade. Ela auxiliaria na classificação de produtos parados ou com maior giro e, a partir daí, o empresário avalia com quais preços iria trabalhar.

empresas grafico

As lojas online priorizam a diferenciação diante da concorrência. Quais produtos trabalham, variedades dos mesmos e também altos índices de mercadorias em estoque são pontos que podem levar a sua empresa a ser exemplo no mercado. Para ajudar o recurso ficar ainda mais intenso, as ferramentas de precificação inteligente podem ser grandes aliadas, já que monitoram os preços da concorrência. O WebPrice é um exemplo, já que apresenta para o gestor diversas maneiras de visualização quanto à situação do mercado.

Para uma maneira mais simples de visualização, a Curva ABC permite identificar tais itens que merecem tratamento diferenciado quanto à sua saída e entrada no mercado. O WebPrice faz o trabalho de mostrar ao administrador quais os produtos com os melhores preços e quais lojas possuem tais objetos.

A aliança da ferramenta de monitoramento em tempo real junto ao processo feito com a Curva ABC resulta numa maneira mais coerente para o lojista gerenciar seus produtos, propiciando bons resultados. Mas é importante conhecer todas as variáveis do software e do mecanismo empresarial em questão. Informe-se quanto à empresas que já utilizam destes meios entrando em contato com fornecedores e gestores para discutir melhores condições de serviços. Avalie suas planilhas, dê atenção e estreite relações com seus clientes. E, além disso, busque se inteirar sobre o assunto em diferentes bibliografias, vá além deste post monitorando toda a sua cadeia de concorrentes.

Texto exclusivo do setor de jornalismo da WebGlobal.

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