Você sabia que o e-mail é a maior rede social atualmente? Hoje, existem cerca de 4,3 bilhões de contas de e-mail em todo o mundo, de acordo com a Radicati Group. E, contrariando as inúmeras previsões sobre a possível queda do e-mail marketing como estratégia de relacionamento, de comunicação e de venda, pesquisas mostram que cada vez mais as pessoas estão mantendo o hábito de acessar esse canal.

Então, como usar esses dados a seu favor? O e-mail marketing é uma estratégia inteligente, que auxilia tanto na captação quanto na retenção de clientes. De acordo com dados da Rock Content, 76,2% das empresas adotam essa estratégia. 

Além disso, hoje, o e-mail marketing para e-commerce tem um retorno de R$ 38 para cada R$ 1 gasto. Embora essa estratégia seja a oportunidade perfeita para atingir as metas de conversão, muitas lojas online não conseguem aproveitar o e-mail como um canal de marketing de alto desempenho. No entanto, é importante ter em mente que, quando gerenciado corretamente, ele pode ajudar a sua loja a adquirir novos clientes, vender mais produtos e aumentar a receita.

Por isso, selecionamos 3 dicas para otimizar sua estratégia de e-mail marketing para e-commerce – e você pode colocar em prática assim que você terminar de ler esse texto!

e-mail marketing para e-commerce

Como melhorar a estratégia de e-mail marketing para e-commerce:

Carrinhos abandonados

O cliente está navegando no seu site, ele inclui alguns itens no carrinho e, em poucos minutos, finaliza a compra. Essa é a narrativa perfeita e esperada por qualquer vendedor. No entanto, é alta a taxa de desistência de compra nesta etapa final e, não necessariamente, o cliente perdeu o interesse pelo produto. Muito pelo contrário, inclusive! Ele pode ter se distraído com alguma coisa, ter tido algum compromisso naquela hora ou simplesmente ter deixado para comprar depois e acabou esquecendo.

Nesses casos, o e-mail marketing pode ser uma ferramenta valiosa para resgatar esse consumidor e mostrar que o produto ainda está disponível. O estudo da empresa Klaviyo mostrou que 41,18% dos e-mails de carrinho abandonados são abertos. Pensando nisso, é importante mostrar ao cliente que você tem muito interesse em fechar negócio com ele. Lembre-se de incluir no e-mail: a descrição do item abandonado, valores, vantagens* e um call to action direto para o carrinho de compras. 

*Uma forma de dar ao cliente uma razão para voltar é enviar um lembrete gentil, combinado com uma opção de frete grátis ou um código de desconto – o que pode reter esse cliente e até fidelizá-lo.

e-mail marketing para e-commerce

Fidelizar clientes

O e-mail marketing para e-commerce é uma interessante oportunidade para fidelizar clientes. Por meio do histórico de compras e do comportamento na plataforma, é possível traçar o perfil de cada consumidor. A partir dessas informações, você poderá criar listas segmentadas e criar fluxos de automação personalizados para cada perfil. Isso irá tornar a sua estratégia ainda mais assertiva, pois poderá enviar apenas e-mails com produtos realmente relevantes para aquele cliente.

Essa customização irá demonstrar cuidado e interesse na pessoa que está do outro lado da tela e isso pode fazer toda a diferença!

Envio de e-mails pós-venda

É unanimidade: o processo de venda não termina com a venda. Isso porque é de total interesse do vendedor manter um bom relacionamento com o cliente. Diversas pesquisas mostram que a probabilidade de vender para um consumidor que já adquiriu um produto da sua loja é de 60 a 70% maior do que para um novo cliente. 

Leia também: Marketplace é escolha de 95% dos compradores online, aponta pesquisa

Por isso, é essencial investir em estratégias de e-mail pós-venda. Nesse contexto, você pode optar por solicitar feedbacks sobre a experiência de compra (usabilidade do site da loja, condições de pagamento, prazos de entrega etc.), pode criar conteúdo rico e relevante sobre o universo do seu e-commerce e, ainda, fortalecer o relacionamento com esse cliente apresentando novidades e oferecendo códigos promocionais especiais. 

Não perca tempo: com essas dicas você já pode aprimorar a sua estratégia de e-mail marketing para e-commerce!

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